Escolhendo o chuveiro ou ducha certo

chuveiroAo mudar-se para uma nova casa ou apartamento nos deparamos com a necessidade de escolher o chuveiro ou ducha que será instalado.

Não existe um modelo que sirva para todas as situações. É preciso avaliar as suas necessidades e preferencias antes da compra.

Ducha

As duchas são famosas por maior vasão de água, mas necessitam de um aquecimento esterno já que não possuem aquecimento próprio.

Portanto se optar pela ducha é importante providenciar a instalação de aquecimento solar ou a gás.

Outra vantagem das duchas é a grande variedade de modelos com design diferenciado. Então na hora de comprar vale a pena pesquisar diversos modelos.

Chuveiro

escolhendo-o-chuveiro-ou-ducha-certoO chuveiro usa o aquecimento elétrico próprio. Lembre-se de observar bem a voltagem antes da compra. Estão disponíveis em 110 e 220 volts sendo que o de 220 volts aquece mais.

  • Chuveiro eletrônico: permite a regularização gradual de temperatura, não se limita em estações de temperatura pré-definidas.

Disponível também na versão pressurizado para locais onde a pressão de agua é muito baixa.

  • Chuveiro hibrido: utiliza os dois tipos de aquecimento tanto o elétrico quanto o aquecimento solar ou a gás. Ele desliga automaticamente o aquecimento elétrico quando a água chega na temperatura certa passando assim a função de aquecer a água para o aquecimento a gás ou solar. Proporciona economia de energia sem perder em qualidade.
  • Chuveiro comum ou elétrico: a vantagem é a facilidade na instalação. São aqueles com estações de temperatura pré-definidas. O aquecimento é a base de resistências elétricas. A desvantagem é que as resistências queimam com facilidade.
  • Chuveiro pressurizado: Possui uma bomba que aumenta a pressão da água. É uma ótima opção para casas térreas com pressão de água muito baixa (abaixo de 5 MCA).

Seja qual for a sua escolha esteja atento à pressão de água adequada a sua casa. Os chuveiros geralmente são mais econômicos em relação à água enquanto as duchas são mais econômicas em relação à energia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *