Sinais de que está na hora de chamar um eletricista

sinais-eletricistaApesar de ser um item de manutenção que nunca deveria ser negligenciado a instalação elétrica muitas vezes é deixada de lado.

Essa falta de preocupação com a fiação é extremamente perigosa, quando tem algum problema pode causar desde a queima de algum aparelho até um incêndio.

Mas como saber se preciso chamar um eletricista ou não? Existem alguns alertas que mostram que está na hora de consultar um eletricista.

  • Aquecimento: Se as tomadas ou os fios de seus aparelhos ficam quentes é sinal que algo está errado. No caso de tomadas algumas vezes podem ser observadas pequenas manchas marrons indicando que houve o aquecimento, mas isso não é regra pode acontecer o aquecimento sem as manchas.
  • Disjuntores desarmando: se acontece com frequência o desarmamento de disjuntores indica uma possível sobrecarga na rede elétrica.
  • Luzes escurecendo ou piscando: se ao ligar um aparelho como o micro-ondas ou até o chuveiro a luz escurece ou pisca pode ser sinal de problemas na instalação. Parece simples mas pode prejudicar todos os aparelhos que estão ligados à rede.

Esses são alguns sinais que indicam possíveis problemas com a instalação. Nesses casos é importante chamar um eletricista assim que possível.

Outro ponto a levar em consideração é se a instalação está muito antiga, e se é compatível com os equipamentos utilizados. Muitas vezes apenas acrescentamos aparelhos em nossa residência sem pensar se a instalação elétrica está ou não preparada para recebê-los.

Além disso como qualquer outra coisa em sua casa a instalação elétrica pode ficar deteriorada com o tempo. Geralmente o recomendado é realizar uma revisão a cada 5 anos com um profissional.

Lembre-se que a manutenção da instalação elétrica também é uma questão de segurança.

Ficando sempre atento à sua instalação você cuida da segurança de sua família, evita a perda de eletrônicos e ainda economiza, afinal prevenir é sempre melhor.

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *